terça-feira, 30 de julho de 2013

Bombarral: Jovens relocaliza​ram sitio arqueológi​co que não era visitado há mais de 30 anos.


Publicado por


 
  •   Gruta do Caixão


    • BOMBARRAL – Os jovens inscritos nos Ateliês de Verão, que estão a ser promovidos pela Radiosonora, com o apoio do Museu Municipal do Bombarral, realizaram no passado dia 24 de julho uma visita a alguns dos principais sítios arqueológicos existentes no concelho.
      A atividade iniciou-se na Necrópole da Serra da Roupa, junto à aldeia da Columbeira, onde os participantes experimentaram o desenho arqueológico, fazendo uso de uma quadrícula montada para o efeito, como explicou a arqueóloga municipal Cláudia Manso.

      “A simulação de um ambiente de escavação implicou que os jovens aprendessem também a coordenar e a recolher artefactos arqueológicos”, acrescentou.
      Mas as tarefas de arqueologia não ficaram por aqui. Da parte tarde, em pleno Vale do Rôto, a equipa foi desafiada a relocalizar um sítio arqueológico algo desconhecido entre o conjunto de grutas da Columbeira.

      Como referiu a arqueóloga, trata-se da Lapa do Suão II, uma gruta intervencionada entre 1979 e 1982, ainda no âmbito presença da Missão Arqueológica Francesa no Bombarral, sob a direção do Abade Jean Roche.

      “Aí puderam fazer uma fotografia de conjunto que premiou o enormíssimo esforço de escalada que resultou na sua redescoberta, esta apenas possível graças à colaboração do voluntário José Bonifácio”, frisou.

      Além desta cavidade, o grupo pode ainda observar as Fendas da Columbeira e a Gruta das Pulgas, bem como entrar na Gruta da Água, na Gruta Nova, na Gruta do Caixão, na Lapa Larga e na Lapa do Suão.

      Link:http://local.pt/bombarral-jovens-relocaliza%E2%80%8Bram-sitio-arqueologi%E2%80%8Bco-que-nao-era-visitado-ha-mais-de-30-anos/

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário