segunda-feira, 10 de junho de 2013

Rufem os Tambores que Indiana está ai!








Splash (ajuda ai e imagina um som de chicote!). E mais uma vez o senhor Indiana Jones salva uma relíquia, a mocinha e um morador local da tirania, dos nazistas, dos etc.

Muitos arqueólogos odeiam o Sr. Indiana Jones. Dizem que ele representa Hollywood e tudo aquilo que é avesso a Arqueologia em outros palavras, Indiana Jones é tudo que não acontece com um Arqueólogo. Nós não fugimos de bolas gigantes, não lutamos contra os nazistas (infelizmente de certa forma até ajudamos, vixi!). Mas sinceramente vamos pensar um pouco. Imagine um roteirista/produtor pensando... Eu sei alguma coisa sobre Arqueologia (calma galera da Arqueo deixa o homi pensar) e desejo passar isso a um publico leigo através de uma obra fictícia hollywoodiana com uma linguagem de fácil acesso e que cative um publico jovem e não seja mais uma desculpa para adolescentes do mundo irem se amassar no cinema. Hum? O que fazer? Resposta! INDIANA JONES.

Agora vamos imaginar ao contrário.
 Sr. Arqueólogo falando - Faremos um filme que cativará o publico sobre a realidade de um Arqueólogo. Quem assistir (já estou morrendo de vontade de ver esse filme, mas sei que muita gente não. Enfim vai entender.) vai sentir a essência do que é Arqueologia.

Então vamos lá. Sr. Arqueólogo acorda sua equipe, e preparam sua provisões do dia para partirem para o campo. Depois de algumas horas de escavação (adolescentes se amassando) um de seus alunos (lê se; escravo=trabalho voluntario não remunerado) encontra (momento do climax) uma cerâmica conservada, igual as milhares de outras que se encontram em 90% dos sítios. (Agora vc já consegue ouvir aquele vovozinho roncando no fundo do cinema do lado dos adolescentes lascivos). E todos expressam. Oh! E correm para ver o acontecimento da escavação. Em outra quadrícula se enxerga um buraco. O Arqueólogo responsável tira fotos medidas e na quadrícula seguinte se encontra outro buraco. (nessa hora já tem até piadinha infame sobre os buracos da Arqueologia enfim!).

Esse é o dia-dia do Arqueólogo agora se você entende a linguagem você sabe que talvez você esteja dentro de uma antiga aldeia indígena onde havia cerâmica intacta, então talvez ela tenha sido abandonada, então talvez seja um sítio de contato! O quê é algo raríssimo. Os tais buracos podem ser testemunhos das estruturas que seguravam as malocas (para os mais xiitas isso é só um exemplo tá). Para que se alcance esse nível de imaginação a pessoa precisa ser guiada e no máximo isso vira um documentário não um filme com um personagem lendário como o Indiana Jones.

Goste ou não Os Caçadores da Arca Perdida, a Pirataria de Tin-tin, Lara Croft entre outros inspiraram muita gente a descobrir a Arqueologia. Existe algum tipo de referencial no imaginário popular e por vezes positivo. Coisas que em minha opinião deveriam ser utilizados em prol da Arqueologia e jogamos oportunidades perfeitas de alcançar o grande publico fora, por conta de uma soberba desnecessária. Assim como as pessoas as vezes não sabem diferenciar ficção de realidade creio que o arqueólogo deveria começar a entender esses mundos para evitar situações "soberbantes" (haha neologismo eu adoro). Pois até onde sei Ian Hodder inspirou muito menos gente a procurar sobre Arqueologia do que o pobre Indiana. Ai vai um pouco do "MITO" para vocês aproveitem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário